A MAIOR DAS PREMIAÇÕES DOS FESTIVAIS NATIVISTAS

Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) premia vencedores e participantes da 18ª Sapecada da Serra Catarinense com bolsas de estudo.

Estamos constatando sinais significativos do retorno da UNIPLAC como referência em ações na comunidade. Investimentos no esporte, empreendedorismo, projetos sociais, projetos ambientais e também na cultura, passam a integrar as ações institucionais da universidade.

Demostrando que suas finanças estão em equilíbrio e há uma estabilidade de gestão – após um período de intervenções e polêmicas – a mais tradicional universidade da serra vem fortalecendo ainda mais seu vínculo com a sociedade.

Um exemplo foi a importante participação da instituição junto a 26ª Sapecada da Canção Nativa e 18ª Sapecada da Serra Catarinense este ano.

Ação que está totalmente alinhada com a missão da UNIPLAC que, em sendo uma universidade comunitária deve promover a formação humanística, técnico-científica e cultural do cidadão por meio do ensino, pesquisa e extensão e priorizar o desenvolvimento regional.

Através de sua direção a instituição investiu patrocínio no maior patrimônio cultural imaterial de Lages, a Sapecada da Canção Nativa.

Recursos que ajudaram nos custos de realização do maior festival nativista da atualidade e o maior em público do segmento.

Mas o maior e mais importante patrocínio foi o da 18ª Sapecada da Serra Catarinense.

Pela primeira vez a universidade em conjunto com a Fundação Cultural e a Prefeitura de Lages decidiram ampliar a premiação oferendo bolsas de estudo para o curso de Licenciatura em Música.

E aí constituiu-se nada mais, nada menos que a maior das premiações até hoje oferecida dentro da Sapecada e quem sabe a maior de todos os festivais nativistas da história.

O primeiro colocado garantiu uma bolsa de 100% para os estudos na academia.

A composição vencedora Valseando, letra de Daniel Silva e melodia de Maicon Oliveira (foto) foi ao palco com 06 músicos, incluindo os compositores.

Considerando um valor médio de mensalidade para os 04 (quatro) anos de cursos, podemos dizer que cada integrante da música teve em benefício o valor aproximado de R$ 19.000,00. Num montante de cerca de R$ 114.000,00 para o grupo.

Todos os classificados que foram ao palco somam 72 participantes que também tem a oportunidade de 50% de bolsas para iniciarem seus estudos. Ampliando ainda mais o valor investido diretamente no setor cultural e artístico da cidade.

Então constatada “A MAIOR DAS PREMIAÇÕES DOS FESTIVAIS NATIVISTAS” o mais importante é verificarmos o retorno na formação destes artistas.

Muitos destes participantes do festival buscaram o aperfeiçoamento durante anos por conta própria e principalmente se desenvolveram através da referência dos grandes artistas. Aliás muito destes tem formação formal inclusive no exterior.

Esta oportunidade oferecida como premiação, com certeza contribuirá com o desenvolvimento pessoal de todos estes músicos da região, uma geração de talentos reconhecidos que agora poderão ter uma formação, podendo atuar por exemplo na área de educação musical nas escolas.

Este benefício também exigirá muito empenho dos futuros acadêmicos já que a bolsa é condicionada ao desempenho durante o curso e a sua frequência. Então o resultado técnico e artístico será percebido.

Esta premiação foi o grande diferencial da Sapecada da Canção Nativa de 2018, uma grande contribuição da UNIPLAC (Universidade do Planalto Catarinense) com o apoio da Fundação Cultural e Prefeitura de Lages para o setor cultural da cidade.

Por certo esta iniciativa se tornará referência para outros eventos do gênero no Sul do Brasil pois supera, e muito a simples competição por valores financeiros e sim motiva os participantes a buscarem uma mudança significativa na sua atividade artística, profissional e pessoal.

#Uniplac #SapecadaDaCancaoNativa #SapecadaDaSerraCatarinense #FestivalNativista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s