Artista JOSÉ AUGUSTINHO DE SÁ dos Filhos do Rio Grande faleceu

MADRINHEIRO DO CORREDOR DE CANTO E POESIA

O Corredor de Canto e Poesia – 12º Pouso em 2013 realizou mais uma oficina poética e musical e homenageou o senhor JOSÉ AUGUSTINHO DE SÁ conhecido pelo apelido “TIO GUSTO”, um dos ícones do conjunto musical Os Filhos do Rio Grande que é de Lages na Serra Catarinense.

Entregou na ocasião o troféu MADRINHEIRO pela sua contribuição a cultura e a música regional do Sul. Todo homenageado do Corredor faz um relato e se apresenta para os participantes, cerca de 100 compositores, músicos e cantores contando um pouco de sua trajetória de vida e arte.

E foi surpreendente a apresentação do trabalho desenvolvido pelo grupo e pelo “Tio Gusto” principalmente para as novas gerações de artistas que estavam presentes.

Na sua apresentação o artista mostrou os mais de 40 Discos e CD´s que foram lançados na carreira, contou as histórias das vendas do Disco de Ouro com o sucesso do Xote do Caminhoneiro e tantas outras demostrações de determinação para levar o grupo Os Filhos do Rio Grande a serem um dos conjuntos mais conhecidos do Brasil da música fandangueira.

Uma das conquistas com o Disco de Ouro foi o recebimento de direitos autorais, que na época rendeu uma condição de comprar imóveis e investir na carreira.

Quem participou daqueles três dias com certeza guardará a lembrança o “Tio Gusto” tocando durante o evento inteiro, interagindo e contando seus causos sempre com alegria e disposição.

Na verdade os participantes é que foram homenageados com a sua presença pela grandeza simples de um artista da nossa terra que fez muito pela divulgação de nossa cultura.

OS FILHOS DO RIO GRANDE

O grupo foi fundado no dia 20 de agosto de 1972, pelo senhor DARCI LOPES. A partir dessa data o grupo veio desenvolvendo seus trabalho. Após seis meses de muito trabalho, veio a se juntar ao grupo o senhor JOSÉ AUGUSTINHO DE SÁ conhecido pelo apelido “TIO GUSTO” que por fim acabou se associando ao grupo, sendo assim integrante e proprietário do mesmo.

Nesse mesmo ano o grupo tinha projetos junto à Rádio Clube De LAGES, onde tinham um programa de rádio todas as terça-feira às 16 horas chamado “TERRA GAÚCHA” e também participavam do programa do amigo MANECA todas às quinta-feira às 07 horas horas da manhã.

Após alguns trabalhos entre bailes e shows e muitas solicitações o grupo resolveu gravar o seu primeiro LP (disco de vinil), que foi gravado pela gravadora CALIFÓRNIA em São Paulo com o título musical “TERRA GAÚCHA”. Logo após o lançamento do disco os próprios integrantes do grupo saiam vender o próprio de casa em casa, almejando assim o sucesso do grupo. Sendo assim após muitas vendas do disco a gravadora os chamou novamente para uma nova gravação, que seria o disco com o título “DO RIO GRANDE AO PARANÁ” que também foi um sucesso.

Após três anos sem gravar o grupo retornou aos estúdios em São Paulo só que agora com a gravadora CHANTECLER e CONTINENTAL, vindo a gravar o novo disco com o título “CHEGARAM OS DE BOMBACHA”, o sucesso foi tão grande que o grupo e a gravadora fizeram uma parceria 20 anos. A partir daí o grupo foi desenvolvendo vários trabalhos como: “PRA NINGUÉM BOTAR DEFEITO”, “O BICHO MULHER”, entre outros.

No décimo disco seu trabalho foi voltado à música “XOTE DO CAMINHONEIRO” que foi um sucesso imenso vindo à vender 150.000 cópias levando o grupo a ganhar seu primeiro disco de ouro. Em seguida foi gravado o disco “ISTO É POVÃO TCHÊ” , que tem a música AMAZÔNIA NÃO onde o grupo foi considerado o melhor grupo regionalista do momento vindo a ganhar o famoso prêmio SHARP DE MÚSICA.

Depois de algum tempo com a música “LUA DE MEL EM PONTA GROSSA”, ganharam novamente mais um disco de ouro. Após esse trabalho na Continental o grupo veio a se entender com a gravadora ACIT onde o grupo encontra-se até hoje, com o mais recente trabalho “AS MAIS PEDIDAS”. Vindo a parar com a música por motivos particulares o senhor DARCI LOPES e os outros integrantes do grupo, TIO GUSTO deu continuidade ao trabalho e com novas caras OS FILHOS DO RIO GRANDE continuam fazendo a alegria de muita gente por esse BRASIL à fora.

Fonte do Histórico: http://www.osfilhosdoriogrande.com.br

#OsFilhosDoRioGrande #JoseAugustinhoDeSa #GaiteiroDosFilhosDoRioGrandeFaleceu #TioGusto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s