Galeria de Artes do Centro Cultural Vidal Ramos transformada em sala de Pilates

Foto: site do Sesc

A classe artística e a comunidade foram surpreendidos com a informação de que a Galeria de Artes do Centro Cultural Vidal Ramos em Lages foi transformada em uma sala de Pilates.

Artistas expuseram sua opinião contrária alegando que não há justificativa para tal adaptação. Este espaço é praticamente o único local de exposições de artes visuais da cidade e tem constante ocupação do público local

Qualquer mudança de finalidade em tese deveria ser consultada na Secretaria da Educação, Fundação Catarinense de Cultura e Conselho Estadual de Cultura que regem este contrato.

Esta exigência se deve ao fato de que o patrimônio é tombado e a concessão pública deve seguir as cláusulas específicas, no caso exclusivamente atividades culturais.

Também existe a informação de que há o risco da sala de cinema ser transformada em um restaurante.

O QUE DIZ O SESC

O assunto repercutiu muito logo que o programa “A Hora da Corneta” da Rádio Clube de Lages relatou a reação dos artistas e da sociedade.

A gerência local informou por aplicativo de mensagens “que uma das galerias foi provisoriamente adaptada para sala de Pilates, mas a outra sala que continua sem alteração e assim que a circulação no espaço for segura e autorizada reabrirá com as exposições normalmente”.

Deverá ser emitida uma nota oficial do SESC sobre o assunto e uma declaração dos dirigentes é esperada.

__________________________

O CENTRO CULTURAL

O tradicional Grupo Escolar Vidal Ramos em Lages mais conhecido como “Colégio Rosa” é um prédio público pertencente a Secretaria de Educação de Santa Catarina.

No dia 11 de agosto de 2016 o Governo do Estado de Santa Catarina entregou oficialmente a obra de restauração que teve um investimento de R$ 6,5 milhões .

A partir desse momento, o Sesc SC assumiu a gestão do espaço, transformado em Centro Cultural Vidal Ramos.

A comunidade prestigia o espaço cultural que tem um estrutura que abriga cinema, biblioteca, salas de dança e cursos de música e artes.

Os artistas da região tem desenvolvido várias ações com o apoio da instituição e produtores importantes da região tem encontrado um espaço adequado para suas produções e eventos.