Fundação Cultural de Lages oferece curso de produção de projetos culturais

“Elaborando Projetos Culturais” será ministrado pelo produtor cultural Doty Luz e será totalmente gratuito

Texto: Fabrício Furtado

De 13 a 17 de julho, no Espaço Cultural Aristiliano Ramos na Praça João Costa, a Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural (FCL) promove o curso “Elaborando Projetos Culturais”, ministrado pelo produtor cultural Doty Luz.  O curso será destinado a agentes culturais ou qualquer pessoa que tenha interesse a se aprofundar no fomento de projetos na área. O ministrante é diretor do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense, produtor cultural, cineasta, educador popular, consultor em alfabetização audiovisual e integrante da Rede de Realizadores de Cinema Ambiental do Brasil e da América Latina. Segundo Doty, o curso busca o detalhamento das etapas de um projeto cultural. “Desde a elaboração a prestação de contas, vamos abordar todas as fases pertinentes. O estudo é destinado a todos aqueles que trilham o caminho do empreendedorismo cultural. O propósito é que, após o curso, você se sinta apto a elaborar e executar o seu próprio projeto cultural, além de se apropriar das orientações básicas para realizar a prestação de contas dentro dos moldes exigidos pelos financiadores”, diz.

Atenção especial para a Lei Aldir Blanc e editais em aberto

A lei 14.017/2020 (lei de emergência cultural), chamada de Lei Aldir Blanc, contempla uma ajuda de R$ 3 bilhões ao setor cultural durante a crise causada pela pandemia da Covid-19. A verba será repassada a estados, municípios e o Distrito Federal, essa lei e suas particularidades também serão objetos de estudo no curso ministrado por Doty assim como outros editais em aberto, como o Prêmio Elisabete Anderle e o Prêmio Catarinense de Cinema.

Para o superintendente da FCL, Giba Ronconi, o curso é uma iniciativa de aumentar em número a participação dos agentes culturais de Lages na realização de projetos. “Nós temos alguns agentes culturais já acostumados a realizar projetos, no entanto, queremos aumentar esse número, até mesmo para competir com outros centros. Nossa cidade e região têm mentes brilhantes na área, e a ideia é proporcionar que novos agentes possam se especializar e fazer seus próprios planos de captação” enfatiza.

Cuidados especiais para a realização do curso

Por se tratar de um curso presencial, as vagas oferecidas são mínimas, podendo até uma segunda turma ser aberta em outro turno. Cada aluno deverá levar seu notebook e os espaços respeitarão as normas já conhecidas de distanciamento. O Espaço Cultural Aristiliano Ramos é um espaço amplo e arejado e a limpeza do ambiente será constante. A Fundação Cultural também fomentará um plano de contingência para a realização do curso. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site da Fundação Cultural de Lages no endereço: www.cultura.lages.sc.gov.br, a partir do dia 7 de julho (terça-feira).

Serviço:

O quê? Curso “Elaborando Projetos Culturais”, com Doty Luz;

Onde? Em Lages, no Espaço Cultural Aristiliano Ramos, Praça João Costa;

Quando? De 13 a 17 de julho, das 14h às 18h (total de 20h);

Quanto? Gratuito e com direito a certificação;

Inscrições? Através do site da Fundação Cultural de Lages pelo endereço: cultura.lages.sc.gov.br

Mais informações? Pelo e-mail fcl@lages.sc.gov.br ou pelo telefone (49) 3019 7481, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Arte: Divulgação